sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cuidados especiais com a pelagem no inverno são fundamentais para manter seu cavalo saudável e com rendimento máximo durante todo o período de frio


Alguns acham bonito, outros uma amolação. Porém é necessário evitar que a pelagem dos eqüinos fique muito comprida e espessa no inverno. Este cuidado deve ser tomado especialmente por proprietários de cavalos atletas, ou de animais que são submetidos à manejo intenso. Os donos de cavalos que vivem soltos no pasto não precisam se preocupar, já que a pelagem representa uma mecanismo natural de defesa contra as baixas temperaturas. Mas aqueles cujos cavalo transpiram muito ou são banhados diariamente após a prática de esporte (ou qualquer outra atividade hípica), a pelagem é um problema que precisa ser acompanhado de perto. Se a pelagem estiver muito espessa ou comprida, em poucos minutos de trabalho o cavalo ficará completamente encharcado. E ao final dos exercícios o animal peludo custará a secar, já que a evaporação é muito mais lenta em baixas temperaturas. Dar-lhe um banho é pior ainda, especialmente quando está ventando, já que a queda bruca de temperatura pode acarretar uma série de doenças. Vale salientar também que a pelagem só exerce seu efeito de isolamento térmico se estiver seca. Quando está molhada, ela acelera o resfriamento.

Outra pergunta freqüente de muitos criadores é se os cavalos devem ser mantido em abrigos durante os períodos de frio. Cavalos fortes e bem alimentados não se incomodam muito com as baixas temperaturas, desde que estejam secos e com a pelagem natural (não tosqueada). A pelagem é tão eficiente que a neve cai sobre o dorso de cavalos que vivem em regiões geladas e não derrete. Ou seja, o calor do corpo do animal fica completamente isolado do ambiente externo. No entanto, alguns animais são mais sensíveis à exposição de correntes de ar frio, por isso é recomendável que tenham sempre acesso fácil a um abrigo, que pode ser um bosque, uma encosta de um morro ou uma cabana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário